Há uma avalanche de informações sobre como a ansiedade afeta nossa saúde mental, emocional e física. Uma pessoa ansiosa pode sofrer com crises de pânico, sentimentos de medo ou opressão, além da sensação geral de desconforto e tensão que todos conhecem em algum grau. Por isso, já considerou o impacto que a ansiedade pode ter sobre a saúde do seu relacionamento?
Ansiedade destrói qualquer conexão e confiança
Este é um sentimento que causa medo e preocupação, que pode deixar você menos consciente de suas verdadeiras necessidades em um determinado momento. A ansiedade também pode fazer com que você perceba menos as necessidades do outro. Se você está preocupado com o que poderia acontecer, é difícil prestar atenção ao que está acontecendo de fato. Quando você se sente oprimido, sua companhia pode sentir como se você não estivesse presente.
A ansiedade é uma resposta hiperativa ao medo, alguém que a experimenta pode, às vezes, focalizar demais em suas próprias preocupações ou problemas. Você começa a sentir que precisa se preocupar em se proteger no relacionamento, mas isso pode estar impedindo que você seja compassivo(a) e solidário(a) com seu parceiro. Se o seu parceiro experimenta ansiedade, você pode construir ressentimento e reagir de forma egoísta também.
É inevitável, as atitudes e perspectivas que adotamos são contagiosas. Manter seus níveis de estresse sob controle é especialmente difícil quando seu parceiro está se sentindo ansioso, chateado ou na defensiva. A ansiedade faz com que você rejeite coisas que não são perigosas e evite coisas que possam beneficiá-lo(a). Ela também pode impedir você de tomar atitudes saudáveis para mudar as coisas que estão machucando você na sua vida porque faz com que se sinta desesperado(a) ou preso(a).
Além disso, um cérebro e corpo treinados para o estresse podem ter muito mais dificuldade para desfrutar de sexo e intimidade. Pensamentos e medos negativos afetam a capacidade de uma pessoa estar presente em um relacionamento, potencialmente sugando a alegria de um momento.
E você depois disso me pergunta: O que fazer? Então, não se leve muito a sério! Você pode usar seu senso de humor para superar a ansiedade. Lembre-se de rir e brincar com seu parceiro. A alegria física cura e conforta seu cérebro de maneiras que são vitais para um relacionamento saudável. Treine seu cérebro para viver o momento. Se você notar um medinho ou preocupação que faz com que seus pensamentos se desviem do momento presente, pause e pense sobre o que você já sabe e tem por certo, nem todos seus pensamentos são verdade, acredite! Construir laços de confiança com seu namorado, familiares e amigos pode reduzir o poder da ansiedade.
Compreender como a ansiedade afeta suas relações, para poder criar mudanças positivas dentro da dinâmica do relacionamento. Atenda às suas necessidades, e não os seus medos. Ganhe prática em viver desconfortável. Você não precisa nem ignorar e nem ter obsessão em se livrar de um pensamento desconfortável. Adote uma atitude construtiva, se puder.
Às vezes, seu parceiro só precisa que você esteja presente com os seus sentimentos, e às vezes você precisa oferecer esse mesmo dom para si mesmo(a). Você pode mostrar sua compaixão ao seu parceiro com um olhar meigo ou um toque suave, e ser compassivo consigo mesmo(a) com uma respiração calmante.
Buscar ajuda psicológica é um caminho para entender e melhorar suas relações.